http://www.teleduc.procergs.com.br/cursos/aplic/portfolio/MINHA
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
MINHA ESCOLA
http://www.teleduc.procergs.com.br/cursos/aplic/download/download.php?cod_curso=339&cod_ferramenta=15&cod_item=197&file=MINHA%20ESCOLA.pptx
Hipertexto
Temos no hipertexto
uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa
do usuário na construção do conhecimento. Nos
tornamos cada vez mais participantes
em relação ao processo de construção de conhecimentos.
Podemos interligar as informações segundo nossos interesses e necessidades momentâneos, navegando e construindo nossas próprias seqüências e rotas, assumindo , experimentando novas situações, compartilhando informações, criando e construindo aprendizagens, interagindo para compreender/ensinar/aprender...
Podemos interligar as informações segundo nossos interesses e necessidades momentâneos, navegando e construindo nossas próprias seqüências e rotas, assumindo , experimentando novas situações, compartilhando informações, criando e construindo aprendizagens, interagindo para compreender/ensinar/aprender...
Se os alunos criarem seus próprios hipertextos, o aluno estudara
mais de forma mais atraente e rápida. É nossa
responsabilidade, como educadores, de conduzir nosso aluno para que ele siga o que foi estipulando em um
assunto específico, pois o hipertexto
possibilita um leque de temas integrados que podem ter ligação direta ou não
com o que está sendo pesquisado. É um recurso que organiza informações associando-as
à outras informações ..É importante e urgente que os profissionais da educação se qualifiquem nesse sentido, modificando assim
sua prática.
O
hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional
quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser
binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces
interativas. Otermo interatividade passa a se associar a sistemas da
informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.Assim podemos navegar sem nunca perder o foco inicial .
Postado
por leonalda a.c. bordin
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.Assim podemos navegar sem nunca perder o foco inicial .
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
TRABALHANDO COM AS TICs COM ALUNOS DOS ANOS DOS ANOS INICIAIS
Durante os desenvolvimento do trabalho, houve um problema (tempestade) com os computadores, que ficaram sem funcionar por 2 meses. Então o trabalho foi desenvolvido em minha casa e casas dos alunos o que dificultou bastante. Tivemos então que ser mais criativos. Usamos fotos, gravações, desenhos, relato de entrevistas com a comunidade, textos criados pelos alunos, pesquisas na internet. Cada aluno colocava em um caderno tudo que coletava a respeito e no celular, armasenavam fotos , entrevistas ... Essas informações coletadas na comunidade foram postadas, por mim, no blog dos anos iniciais da escola onde trabalho.O meu encontro com eles era, ocasionalmente nos corredores e na sala de aula, quando a professotra titular sedia seu espaço E, também recebia as atividades feitas por eles, por email. Mesmo assim consegui, em parte desenvolver meus objetivos.VEJA O BLOG :
alexandrinoanosiniciasblogspotcomb.blogspot.com.br
ou
NOSSAS CRIAÇÕES
alexandrinoanosiniciasblogspotcomb.blogspot.com.br
ou
NOSSAS CRIAÇÕES
UNIDADE 3 - REFLEXÃO
Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos, no laboratório de informática onde trabalho!
O que eles mais trazem são idéias, novidades relacionadas ao mundo midiático. Alguns trazem CDs de histórias músicas jogos, fotos, etc...Fascinante o entusiasmo! Aprendem uns com os outros e me solicitam maiores explicações quando necessário.
Para favorecer a troca, levo todo esse material para casa seleciono, passo para pendrive e no proximo encontro, compartilho nos computadores para que todos utilizem.
Deixo-os a vontade para escolher o que mais agrada dentro dos jogos educativos.
Quando os alunos digitam textos, peço que relatem experiências pessoais, receitas, acontecimentos na comunidade...
Mas o que realmente fascina as crianças no LABIN são as opções: as cores as animações as imagens, os vídeos, músicas .Todo esse conjunto que leva a novas descobertas. As facilidades enfim.
Os encontros que temos são tranquilos e enpolgantes. Principalmente, agora com os novos computadores a curiosidade é maior.
O que eles mais trazem são idéias, novidades relacionadas ao mundo midiático. Alguns trazem CDs de histórias músicas jogos, fotos, etc...Fascinante o entusiasmo! Aprendem uns com os outros e me solicitam maiores explicações quando necessário.
Para favorecer a troca, levo todo esse material para casa seleciono, passo para pendrive e no proximo encontro, compartilho nos computadores para que todos utilizem.
Deixo-os a vontade para escolher o que mais agrada dentro dos jogos educativos.
Quando os alunos digitam textos, peço que relatem experiências pessoais, receitas, acontecimentos na comunidade...
Mas o que realmente fascina as crianças no LABIN são as opções: as cores as animações as imagens, os vídeos, músicas .Todo esse conjunto que leva a novas descobertas. As facilidades enfim.
Os encontros que temos são tranquilos e enpolgantes. Principalmente, agora com os novos computadores a curiosidade é maior.
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Texto: Possiveis mudanças na nova era digital
PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
O professor deverá adequar-se a nova era digital, atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos. Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar...Expandir esta postagem » PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
O professor deverá adequar-se a nova era digital, atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos. Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar-se sempre. O computador na escola do século XXI deve ser utilizado como catalisador de uma mudança do paradigma educacional. Segundo Pedro Demo, temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios. É importante dizer, que os recursos tecnológicos constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo.
Formas do aluno aprender:
Observando, analisando e registrando as impressões sobre determinados fenômenos que ocorrem no espaço ou na sociedade.
Utilizando outras formas de aprendizagens fora da sala de aula.
Utilizando as mídias digitais à disposição na internet, elaborar hipertextos, criando e visitando blogs ou participando de chats, trocando mensagens e documentando tudo que vivenciam através de fotografias e outras formas de registro.
Mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino aprendizagens:
O ensino precisa ter menos conteúdo.
Os conteúdos têm que ser mais significativos, ter aplicabilidade no contexto social do aluno.
As formas de ensino têm que acompanhar a evolução da tecnologia.
Os projetos são excelentes estratégias para ensinar e aprender.
Os professores precisam selecionar e disponibilizar para os alunos ferramentas de pesquisa e comunicação, divulgar textos e endereços interessantes, para que o aluno não se perca em meio a tantas informações, muitas delas nem sempre úteis.
O professor precisa desenvolver um novo perfil: criativo, experimentador, inovador e orientador dos processos de aprendizagens, dentro da ética do humanismo e afetividade.Recolher esta postagem
O professor deverá adequar-se a nova era digital, atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos. Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar...Expandir esta postagem » PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
O professor deverá adequar-se a nova era digital, atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos. Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar-se sempre. O computador na escola do século XXI deve ser utilizado como catalisador de uma mudança do paradigma educacional. Segundo Pedro Demo, temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios. É importante dizer, que os recursos tecnológicos constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo.
Formas do aluno aprender:
Observando, analisando e registrando as impressões sobre determinados fenômenos que ocorrem no espaço ou na sociedade.
Utilizando outras formas de aprendizagens fora da sala de aula.
Utilizando as mídias digitais à disposição na internet, elaborar hipertextos, criando e visitando blogs ou participando de chats, trocando mensagens e documentando tudo que vivenciam através de fotografias e outras formas de registro.
Mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino aprendizagens:
O ensino precisa ter menos conteúdo.
Os conteúdos têm que ser mais significativos, ter aplicabilidade no contexto social do aluno.
As formas de ensino têm que acompanhar a evolução da tecnologia.
Os projetos são excelentes estratégias para ensinar e aprender.
Os professores precisam selecionar e disponibilizar para os alunos ferramentas de pesquisa e comunicação, divulgar textos e endereços interessantes, para que o aluno não se perca em meio a tantas informações, muitas delas nem sempre úteis.
O professor precisa desenvolver um novo perfil: criativo, experimentador, inovador e orientador dos processos de aprendizagens, dentro da ética do humanismo e afetividade.Recolher esta postagem
Assinar:
Postagens (Atom)