quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MINHA ESCOLA

http://www.teleduc.procergs.com.br/cursos/aplic/portfolio/MINHA






MINHA ESCOLA

http://www.teleduc.procergs.com.br/cursos/aplic/download/download.php?cod_curso=339&cod_ferramenta=15&cod_item=197&file=MINHA%20ESCOLA.pptx

PARA PESQUISAR SOBRE GAUCHO

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=jmmQf6A_sV4

Hipertexto

Temos no hipertexto uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa do usuário na construção do conhecimento. Nos  tornamos cada vez  mais participantes em relação ao processo de construção de conhecimentos.
Podemos interligar as informações segundo nossos interesses e necessidades momentâneos, navegando e construindo nossas próprias seqüências e rotas, assumindo , experimentando novas situações, compartilhando informações, criando e construindo aprendizagens, interagindo para compreender/ensinar/aprender...
Se os alunos criarem seus próprios hipertextos, o aluno estudara mais de forma mais atraente e rápida. É nossa  responsabilidade, como educadores, de conduzir nosso aluno para que  ele siga o que foi estipulando em um assunto  específico, pois o hipertexto possibilita um leque de temas integrados que podem ter ligação direta ou não com o que está sendo pesquisado. É um recurso que organiza informações associando-as à outras informações ..É importante e urgente que os profissionais da educação se  qualifiquem nesse sentido, modificando assim sua prática.
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. Otermo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é  uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.Assim podemos navegar sem nunca perder o foco inicial .
leonalda a.c. bordin

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TRABALHANDO COM AS TICs COM ALUNOS DOS ANOS DOS ANOS INICIAIS

 Durante os desenvolvimento do trabalho, houve um problema (tempestade)  com os computadores, que ficaram sem funcionar por 2 meses. Então o trabalho foi desenvolvido em minha casa e casas dos alunos o que dificultou bastante. Tivemos então que ser mais criativos. Usamos fotos, gravações, desenhos, relato de entrevistas com a comunidade, textos criados pelos alunos, pesquisas na internet. Cada aluno colocava em um caderno tudo que coletava a respeito e no celular, armasenavam fotos , entrevistas ... Essas informações coletadas na  comunidade foram postadas, por mim, no blog dos anos iniciais da escola onde trabalho.O meu encontro com eles era, ocasionalmente nos corredores e na sala de aula, quando a professotra titular sedia seu espaço E, também recebia as atividades feitas por eles, por email. Mesmo assim consegui, em parte desenvolver meus objetivos.VEJA O BLOG :

alexandrinoanosiniciasblogspotcomb.blogspot.com.br

ou
 NOSSAS CRIAÇÕES

UNIDADE 3 - REFLEXÃO

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos, no laboratório de informática onde trabalho!
O que eles mais trazem são idéias, novidades  relacionadas ao mundo midiático. Alguns trazem CDs de histórias músicas jogos, fotos, etc...Fascinante o entusiasmo! Aprendem uns com os outros e me solicitam maiores explicações quando necessário.
Para favorecer a troca, levo todo esse material para casa seleciono, passo para pendrive e  no proximo encontro, compartilho nos computadores para que todos utilizem.
Deixo-os a vontade para escolher o que mais agrada dentro dos jogos educativos.
Quando os alunos digitam  textos, peço que relatem experiências pessoais, receitas, acontecimentos na comunidade...
Mas o que realmente fascina as crianças no LABIN são as opções:  as cores as animações as imagens, os vídeos, músicas .Todo esse conjunto que leva a novas descobertas. As facilidades enfim.
Os encontros que temos são tranquilos e enpolgantes. Principalmente, agora com os novos computadores a curiosidade é maior.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Texto: Possiveis mudanças na nova era digital

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
O professor deverá adequar-se a nova era digital, atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos. Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar...Expandir esta postagem » PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
O professor deverá adequar-se a nova era digital, atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos. Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar-se sempre. O computador na escola do século XXI deve ser utilizado como catalisador de uma mudança do paradigma educacional. Segundo Pedro Demo, temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios. É importante dizer, que os recursos tecnológicos constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo.
Formas do aluno aprender:
 Observando, analisando e registrando as impressões sobre determinados fenômenos que ocorrem no espaço ou na sociedade.
 Utilizando outras formas de aprendizagens fora da sala de aula.
 Utilizando as mídias digitais à disposição na internet, elaborar hipertextos, criando e visitando blogs ou participando de chats, trocando mensagens e documentando tudo que vivenciam através de fotografias e outras formas de registro.
Mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino aprendizagens:
 O ensino precisa ter menos conteúdo.
 Os conteúdos têm que ser mais significativos, ter aplicabilidade no contexto social do aluno.
 As formas de ensino têm que acompanhar a evolução da tecnologia.
 Os projetos são excelentes estratégias para ensinar e aprender.
 Os professores precisam selecionar e disponibilizar para os alunos ferramentas de pesquisa e comunicação, divulgar textos e endereços interessantes, para que o aluno não se perca em meio a tantas informações, muitas delas nem sempre úteis.
 O professor precisa desenvolver um novo perfil: criativo, experimentador, inovador e orientador dos processos de aprendizagens, dentro da ética do humanismo e afetividade.Recolher esta postagem