segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TRABALHANDO COM AS TICs COM ALUNOS DOS ANOS DOS ANOS INICIAIS

 Durante os desenvolvimento do trabalho, houve um problema (tempestade)  com os computadores, que ficaram sem funcionar por 2 meses. Então o trabalho foi desenvolvido em minha casa e casas dos alunos o que dificultou bastante. Tivemos então que ser mais criativos. Usamos fotos, gravações, desenhos, relato de entrevistas com a comunidade, textos criados pelos alunos, pesquisas na internet. Cada aluno colocava em um caderno tudo que coletava a respeito e no celular, armasenavam fotos , entrevistas ... Essas informações coletadas na  comunidade foram postadas, por mim, no blog dos anos iniciais da escola onde trabalho.O meu encontro com eles era, ocasionalmente nos corredores e na sala de aula, quando a professotra titular sedia seu espaço E, também recebia as atividades feitas por eles, por email. Mesmo assim consegui, em parte desenvolver meus objetivos.VEJA O BLOG :

alexandrinoanosiniciasblogspotcomb.blogspot.com.br

ou
 NOSSAS CRIAÇÕES

UNIDADE 3 - REFLEXÃO

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos, no laboratório de informática onde trabalho!
O que eles mais trazem são idéias, novidades  relacionadas ao mundo midiático. Alguns trazem CDs de histórias músicas jogos, fotos, etc...Fascinante o entusiasmo! Aprendem uns com os outros e me solicitam maiores explicações quando necessário.
Para favorecer a troca, levo todo esse material para casa seleciono, passo para pendrive e  no proximo encontro, compartilho nos computadores para que todos utilizem.
Deixo-os a vontade para escolher o que mais agrada dentro dos jogos educativos.
Quando os alunos digitam  textos, peço que relatem experiências pessoais, receitas, acontecimentos na comunidade...
Mas o que realmente fascina as crianças no LABIN são as opções:  as cores as animações as imagens, os vídeos, músicas .Todo esse conjunto que leva a novas descobertas. As facilidades enfim.
Os encontros que temos são tranquilos e enpolgantes. Principalmente, agora com os novos computadores a curiosidade é maior.